big_Transplante-Capilar

A Cirurgia

Este é o procedimento para tratar alguns tipos de queda de cabelos. A princípio, devemos diferenciar as diferentes causas da queda de cabelos, pois em determinados casos o tratamento é clínico e não cirúrgico. Geralmente uma avaliação criteriosa pode esclarecer e determinar o tratamento, sendo uma avaliação dermatológica às vezes  importante neste esclarecimento. Geralmente a calvície é de causa androgênica, ou seja, relativa à atuação dos hormônios masculinos em receptores celulares localizados nos bulbos capilares. Uma enzima nestes receptores altera a conformação dos androgênios, induzindo a queda dos cabelos. Como estes receptores geralmente não estão presentes nas áreas laterais e posterior do couro cabeludo, estas regiões são preservadas na maioria dos casos de calvície.

A calvície androgênica é hereditária e acomete quase exclusivamente os homens. É classificada em 7 graus, dependendo da sua extensão de acometimento. Geralmente, quando a calvície se instala de uma maneira mais abrupta no adulto jovem, não só a estética fica comprometida como também reflete emocionalmente na vida profissional, social e afetiva do indivíduo. A calvície tardia é bem mais lenta e chega ao final em uma faixa etária mais avançada, após os 45 anos, também trazendo suas interferências estéticas e psicológicas no cotidiano dos pacientes. As mulheres também podem ser acometidas pela calvície e, em geral, sofrem bem mais.

A cirurgia não interrompe o processo da calvície aonde os fios de cabelo vão ficando finos e fracos até caírem. Ela deve ser feita em uma fase definida do processo e visa o preenchimento das áreas glabras (calvas) com transplantes de fios retirados da área posterior da cabeça onde a interferência hormonal é reservada. Os fios transplantados conservam as mesmas características genéticas da área doadora,  logrando um crescimento efetivo dos pêlos. Com o tempo, estes fios transplantados serão alvo do inexorável processo de envelhecimento e se tornarão mais delgados. Daí a importância de se esclarecer a possibilidade real de um segundo ou terceiro ato cirúrgico, de acordo com a evolução desta queda capilar. Outro fator que muitas vezes dificulta a possibilidade de uma única etapa cirúrgica é a extensão da calvície. Isto porque a área doadora está limitada pela distensibilidade do couro cabeludo e densidade de fios. Assim, quanto maior a área calva maiores serão as chances de recomendarmos 2 ou até 3 tempos cirúrgicos.  O intervalo entre eles geralmente é de 8 meses a 1 ano.

Pré-Operatório

PRÉ-OPERATÓRIO

AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA

Todos os dados relativos à sua saúde serão questionados, incluindo doenças prévias ou em tratamento, uso de medicamentos, tabagismo, alergias medicamentosas, alimentares ou diversas, cirurgias prévias.

Serão solicitados alguns exames de rotina e também uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico).

RECOMENDAÇÕES PRÉ CIRURGICAS

  • não usar, 2 semanas antes, medicamentos à base de AAS, anticoagulantes, corticóides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer;
  • Abstinência do fumo por 30 dias antes da operação;
  • Jejum de 8 horas antes da cirurgia;
  • comunicar ao seu médico qualquer anormalidade
  • tomar banho complete, lavando bem o couro cabeludo e chegar a clínica 1 hora antes da cirurgia com acompanhante.

Procedimento

O método de transplante com “micro e mini grafts” é eficiente e traz resultados satisfatórios, ao contrário da técnica de implantação de “tufos” de cabelos que podem dar uma aparência de cabelo de boneca. São confeccionados enxertos de várias formas, desde aqueles com um até 3 a 4 fios cada. Os resultados são extremamente variáveis de acordo com fatores diversos como cor, textura, espessura, densidade da área doadora e área a ser transplantada. Desta forma, não é razoável comparar resultados de forma aleatória, desconsiderando todos estes fatores.

A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, ou mesmo geral (casos específicos recomendados pela equipe médica) e a duração é variável de acordo à área glabra a ser reparada. Em geral dura cerca de 6 horas, fora o tempo de preparação e recuperação pós-anestésica. Geralmente é realizada em caráter ambulatorial, podendo o paciente receber alta hospitalar no mesmo dia.

Retira-se uma fita de couro cabeludo da região posterior da cabeça, podendo ir de uma orelha à outra. A área doadora é suturada (fechada com pontos) e então se inicia a separação dos fios para serem transplantados. De acordo com uma marcação que é previamente conversado com o paciente, o fio vão sendo introduzidos na área calva com a ajuda de agulhas ou lâminas especiais. No final são feitos curativos  cobrindo a cabeça com uma bandagem que deve ser mantida por 1 ou 2 dias. Aí então, retiramos esta bandagem, autorizando a lavagem da cabeça com xampu neutro. Você será claramente orientado para os cuidados para lavar os cabelos nesta fase inicial do pós-operatório.

Pós-Operatório

PÓS-OPERATÓRIO

Normalmente esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso.

O(a) paciente receberá alta hospitalar com todas as recomendações necessárias a uma boa recuperação:

-Não dirigir no pós-operatório imediato;

-Repouse ao chegar em casa, com a cabeceira elevada por almofadas ou travesseiros a cerca de 30º em relação ao resto do corpo;

-Não há restrições para a posição de dormir. Tome seu banho sem molhar o curativo;

-Não trocar ou manipular os curativos, mesmo que haja um pequeno sangramento (que é normal e não deve assustá-lo(a)). Todas as trocas de curativos deverão ser feitas pela equipe cirúrgica ou orientadas por ela;

-Após a retirada do curativo (1º ou 2º dia), você poderá lavar a cabeça sem esfregar o couro cabeludo e utilizando o xampu recomendado pelo seu médico. Jamais use duchas de jato forte na área operada. Use uma toalha macia para secar, deixando-a exclusiva para a cabeça, comprimindo levemente ao enxugar e não esfregando. Estes detalhes são muito importante e esclarecidos na primeira troca de curativo.

-O(a) paciente jamais deverá fazer compressas quentes na área operada, para melhorar o inchaço. A pele ainda estará sensível e poderá ocorrer queimadura.

Os pontos da área doadora são retirados com 12 a 15 dias dias. O edema (inchaço) normalmente pode aumentar nos  4 primeiros dias, chegando até as pálpebras. Isto é o normal e não deve ser considerado como um problema. Há formação de crostas junto aos implantes, não devendo ser removidas em hipótese alguma. Aos poucos elas caem sozinhas (por volta de 10 a 12 dias), deixando os fios integrados.

-Não há necessidade de repouso no leito no dia seguinte da cirurgia. Volte para suas atividades normais, respeitando os limites referidos.

Na evolução do crescimento capilar existem três fases distintas (crescimento, queda e repouso) e estas fases são reproduzidas nos fios transplantados. Assim, até cerca de 2  meses os fios transplantados caem, voltando a crescer algumas semanas depois (com cerca de 3 meses) de forma definitiva. É uma fase de ansiedade natural que é contornada com o conhecimento das informações evolutivas da cirurgia da calvície.

O paciente não deve se expor ao sol nos primeiros 30 dias da cirurgia, evitando também as atividades físicas intensas.

Normalmente recomendamos o uso de alguns produtos que estimulam o crescimento capilar e tudo isso lhe será orientado pelas receitas.

Evolução

Cerca de três meses após a cirurgia seus cabelos começarão a crescer novamente e por volta de 8 a 12 meses você deverá apresentar um aspecto mais natural, com os fios já compridos. O tempo continua a passar, independentemente da cirurgia. É claro que ela retarda o aspecto desagradável da calvície mas tanto os fios naturais como os transplantados sofrem a ação do tempo, ficando cada vez mais finos e rarefeitos. Lembre-se da importância de nova cirurgia caso isto venha a lhe incomodar, ou mesmo em casos de calvícies mais extensas em que apenas um procedimento seria insuficiente para alcançar os efeitos satisfatórios. Nestes casos as etapas cirúrgicas subseqüentes não são retoques da primeira mas uma nova cirurgia já prevista no planejamento pré-operatório.

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. Proíbe ainda o uso de fotos de partes do corpo. A divulgação de preços e condições de pagamento em  meios de comunicação, como jornal e TV é vedada.

Considerações Gerais

Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos. Sua cirurgia será realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe fará o possível para garantir a qualidade do serviço e seu bem estar, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.

Conheça outras cirurgias

QUER SABER MAIS?
Acompanhe nosso blog

Dr. Lourenço Gontijo Guimarães - Cirurgião Plastico

- Formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

- Formado em cirurgia geral pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

- Membro adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

- Formado em cirurgia plástica estética e reparadora pela clínica Dr. Ruy Viana

- Membro titular em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP

AGENDE SUA
CONSULTA
Agende sua conversa com o Dr. Lourenço e comece hoje mesmo a elevar sua autoestima!

A CLÍNICA

Localizada no bairro Belvedere, região nobre de Belo Horizonte, a clínica conta com completa infraestrutura , dedicada exclusivamente a Cirurgia Plástica e serviços estéticos, seguindo os mais altos padrões de qualidade.

Dispomos de 9 confortáveis apartamentos para acomodação pós operatória, 4 salas de bloco cirúrgico, modernas, equipadas e com toda segurança necessária para realização dos mais diversos tipos de procedimentos cirurgicos, 3 salas para procedimentos ambulatoriais e curativos e 2 consultórios para atendimentos. Nosso espaço conta ainda com ampla estrutura de atendimento estético e SPA, oferecendo massagens, drenagem linfática, laser dentre outros.

Venha nos conhecer!